O que é alergia?
Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

O leite materno pode prevenir doenças alérgicas?
Sim, o leite materno, pelo período de no mínimo 6 meses, fortalece o sistema imunológico do lactente, sendo útil na prevenção de doenças respiratórias e consequentemente da asma; além de prevenir alergias alimentares, uma vez que a amamentação exclusiva por 6 meses retarda a exposição do lactente e a consequente sensibilização a alérgenos alimentares.

Quais os principais alérgenos intradomiciliares e extradomiciliares?
Os principais alérgenos intradomicilares são:
- ácaros e baratas;
- mofo (fungos);
- epitélio de animais (gatos e cães);
são alérgenos externos ou extradomiciliares:
- Esporos de fungos e pólens.

Quais são os principais alimentos que podem desencadear alergia alimentar?
Os alimentos desencadeantes de alergia alimentar variam de acordo com a idade de exposição e com os costumes regionais , entre outros fatores. São aceitos como principais alimentos relacionados a alergia alimentar:
- leite de vaca;
- ovos;
- amendoim;
- soja;
- peixes e frutos do mar;
- nozes.

As rinites podem ser alérgicas e não alérgicas. Quais as principais causas de rinites não alérgicas?

As principais causas de Rinite não alérgica são:
- irritantes;
- rinite vasomotora;
- rinite eosinofílica não alérgica;
- medicamentos;
- rinossinusite neutrofílica e pólipos;
- estrutural ou anatômica.

O que é alergia ao látex?
A alergia ao látex é uma reação alérgica desencadeada pelo contato ou exposição a produtos derivados de borracha natural (balões, luvas, preservativos, etc.)

O que é anafilaxia?
Anafilaxia é uma reação alérgica grave, que leva a acometimento de todo o organismo; leva a dificuldade de respiração, perda de consciência e por vezes a morte, quando não tratada imediatamente.

Quais as principais medicações usadas para o controle das doenças
alérgicas e da asma?

Dentre as principais medicações para o controle das doenças alérgicas e da asma podemos citar:
- antihistamínicos;
- descongestionantes;
- agentes anti-inflamatórios esteróides e não esteróides;
- anti-leucotrienos;
- anti-IgE;
- broncodiladores.

Como posso diferenciar um resfriado de uma rinite alérgica?
Na maior parte dos casos, o resfriado comum (gripe) é causado por vírus, é contagioso e acompanha-se de mal estar, febre, dores no corpo, falta de apetite.

O que é "carne esponjosa"?
As adenóides são um tipo de amígdalas e quando estão aumentadas podem provocar obstrução e complicações respiratórias. As adenóides são popularmente conhecidas como "carnes do nariz".

Meu nariz vive entupido e eu não fico sem minhas "gotas". Isso faz mal?
Existem certos tipos de rinite que provocam muita congestão e conseqüente obstrução nasal, levando ao uso indiscriminado de gotas nasais.
Não se recomenda o uso destes medicamentos por mais de sete dias, pois podem provocar "rebote" e piorar a congestão nasal. Além disso, seu uso prolongado pode provocar taquicardia e aumento da pressão arterial. Consulte o médico especialista.

O médico disse que minha filha de seis anos tem sinusite, mas ela não se queixa de dor de cabeça. É possível?
A sinusite é a inflamação dos chamados seios da face. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, sensação de peso facial, congestão e secreção nasal purulenta.
No entanto, em crianças, a dor de cabeça pode estar ausente, sendo muitas vezes o único sintoma uma tosse que piora à noite.

Toda rinite é alérgica?
Não. Em algumas situações, a rinite pode surgir sem acusa alérgica. Os exemplos mais comuns são: a rinite das gestantes (hormonal), rinite infecciosa (gripes), ou aquelas causadas por remédios para tratar a hipertensão, entre outras.
Cada caso é um caso. Para saber o tipo de sua rinite, aconselho-a procurar um médico especialista que irá orientá-la.

Eu tenho alergia e quero saber se preciso tomar banho sempre frio?
Não é obrigatório que o alérgico tenha que tomar sempre um banho frio mas, recomenda-se que não seja excessivamente quente.

É preciso usar algum aparelho especial para combater o ácaro?>
O combate aos ácaros da poeira domiciliar pode ser feito com medidas simples de como a utilização de pano úmido para limpeza da casa, em especial do quarto do alérgico. Não há necessidade de técnicas ou aparelhagens sofisticadas. Recomenda-se tirar o excesso de coisas no ambiente para evitar o acúmulo de pó.

O que é ESTRÓFULO?
ESTRÓFULO é uma denominação genérica utilizada para definir a alergia a picada de insetos sugadores. Ocorre na infância com mais freqüência e em geral relaciona-se com mosquitos e pulgas. Piora no verão. Pode ser diagnosticado apenas pela observação das lesões que são características (localizam-se nas áreas expostas do corpo). O uso de um teste feito na pele pode ajudar nos casos de dúvida.
O tratamento é feito com cremes e pomadas e responde muito bem ao uso de vacinas.
O problema da alergia a picada de insetos é que a lesão costuma deixar marcas ou cicratizes - o que não é nada agradável, ou ainda a lesão pode infeccionar-se evoluindo para o surgimento de um impetigo (infecção bacteriana) causando outros problemas de saúde.
Além disso, as lesões coçam muito, incomodam, podendo provocar outros sintomas como febre, nervosismo, perturbação do sono etc.


Fontes: ASBAI e ABRA